Caros internautas sejam bem vindos ao blog do GRUPO RENASCER da paróquia do Bom Jesus do Taquari. Neste espaço vocês podem acessar e acompanhar a caminhada deste grupo, conte também com textos formativos e informativos. Querendo, deixe seu comentario, criticas e sugestões. Sejam bem Vindos Sempre!

Que a paz do Senhor esteja sempre contigo.

Coordenação.

quarta-feira, 27 de junho de 2012


PEDRO E PAULO MODELO PARA TODOS OS CRISTÃOS!

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Evangelho Mt 16,13-19

Dia 01 de Julho de 2012

Com muita alegria, celebramos hoje, a festa dos dois pilares que sustentam a nossa Igreja: São Pedro e São Paulo.
Vindos de realidades diferentes, estes dois homens, Pedro, um  simples pescador e Paulo, um Judeu culto de origem romana, deixam-se conquistar por Jesus, se entregando por inteiros ao serviço do Reino de Deus, e assim, como o próprio Jesus deram a vida em defesa  deste  Reino!
Olhando a escolha de Pedro, para conduzir a Igreja, podemos perceber que Jesus fundou a sua Igreja sobre a fragilidade humana, ela foi fundada sobre a responsabilidade de um homem, sujeito a falha. Jesus não edificou a sua igreja sobre homens especiais, mas sobre Pedro, um simples pescador que hoje representa os homens de toda história da Igreja, pela sua fragilidade.
A Igreja deve estar sempre a serviço do povo de Deus, mantendo-se  na firmeza de Pedro e  na ousadia missionária de Paulo, para que a Boa Nova do Reino possa chegar aos povos de todas as nações. Professar a fé em Jesus, não significa  simplesmente ser um seu admirador, mas acima de tudo, aceitar o seu chamado ao discipulado, comprometer-se com Ele, viver os seus ensinamentos, configurar-se a Ele!
É pela fé que reconhecemos em Jesus, o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto do esforço humano, mas sim, dom de Deus para todos aqueles que se abre a sua graça. Assim, como aconteceu com Pedro e com Paulo, acontece conosco também, quando abrimos o coração para Deus; Ele age no mundo, através de nós. O evangelho que a liturgia de domingo nos apresenta, chaga até nós, como um convite a fazermos um deserto interior, deixando vir da profundidade de nossa alma, uma resposta a indagação de Jesus feita aos discípulos, indagação que deve se estender até nós: " E vós, quem dizeis quem eu sou?"

Hoje, depois de tão grande prova de amor, não é mais necessário que Jesus nos faça indagações, para que possamos dar a Ele uma resposta de amor! Façamos a nós mesmo uma indagação: “Que tenho feito da minha vida que custou a vida de Jesus”? Com certeza, a nossa resposta chegará até Ele, não com palavras, mas com as nossas atitudes do dia a dia. É nas nossas ações do dia a dia, que vamos respondendo  ao tão grande amor de Jesus por todos nós.

Pedro e Paulo são modelos de discípulos, missionários, com suas virtudes e fraquezas,  mais sobre tudo, pelo seu amor e fidelidade a Jesus Cristo e  a sua  Igreja.
Nesta Solenidade de hoje, unamos, numa prece especial  pelo o nosso Papa Bento XVI.
                                            (TEXTO DE OLÍVIA COUTINHO)


A PAZ DE JESUS ESTEJA CONTIGO!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Comunidade de Benito Gama em festa


A Comunidade de Benito Gama ao mesmo tempo em que se entristece por estar finalizando os festejos do seu Padroeiro São Gaspar, se alegra por ter sido a cada ano uma superando a outra e como não bastava ate mesmo o Bispo Dom Armando Bucciol teve presente em uma das novenas e para finalizar o Padre José Roberto celebrou o ultimo novenário com a presença maciça dos moradores e também do Grupo Renascer e de pessoas devotas do santo São Gaspar Bertoni. 

ALGUMAS FOTOS DAS ATIVIDADES DO RENASCER

 OS PRIMEIROS ANOS DO GRUPO

 CORAL RENASCER NAS MISSAS

 CORAL RENASCER CANTANDO NA ORDENAÇÃO DO PE. PAULO LOPES

 RENASCER EM ENCONTRO DA JUVENTUDE EM LAGOA DE DANIEL

 GRUPO RENASCER E BANDA NA FESTA DO BOM JESUS (06/08/??)

 GRUPO RENASCER NA FESTA DO BOM JESUS

 RENASCER EM UM PASSEIO NA CASA AZUL

 RENASCER PRESENTE NA CONSAGRAÇÃO DO BISPO DOM ARMANDO BUCCIOL

 RENASCER EM ENCONTRO COM A JUVENTUDE DE MORRINHOS

 RENASCER NA MISSA DOS SEUS 10 ANOS

 RENASCER EM ENCONTRO COM A JUVENTUDE DE LAGOA DE DANIEL

RENASCER EM UM EVENTO NO CENTRO DIOCESANO

quarta-feira, 6 de junho de 2012



Gaspar Bertoni, filho de Francisco e de Brunora Ravelli, nasceu no dia 9 de outubro de 1777, em Verona, cidade na época pertencente à república de Veneza. Foi batizado no dia seguinte pelo tio, Pe. Tiago, na paróquia de São Paulo Campo Marzo, sua primeira comunhão, aos onze anos foi para Bertoni uma experiência inesquecível. Ele decidiu ingressar no seminário com dezoito anos. Quando cursava o primeiro ano de teologia, o exército francês invadiu a cidade de Verona (1.6.1796), ocasionando muitas desgraças e sofrimentos na vida do povo durante vinte anos. Ainda seminarista, movido por um grande espírito de caridade, cuidou de pessoas feridas e doentes, ajudando em uma obra fundada por Pedro Leonardi. Foi ordenado sacerdote no dia 20 de setembro de 1800. Encarregado de cuidar da juventude da paróquia, para a qual fora destinado, entregou-se inteiramente a este apostolado, desenvolvendo nele toda sua capacidade de organização. Fundou um primeiro Oratório nos moldes de "Coorte Mariana", visando à formação humana e cristã dos jovens. A quatro de novembro de 1816 foi morar em uma casa, anexa à igreja dos Estigmas de São Francisco; daí que, o povo acostumou a chamar os religiosos que aí residiam de "estigmatinos ". Foi nesta igreja que ele propagou a devoção à Paixão e às Chagas do Senhor. Transformou a casa em uma escola aberta aos filhos de gente simples, trabalhando gratuitamente para a Igreja e para a sociedade. Juntamente com os companheiros de comunidade levou uma vida de penitência e sacrifício, vivenciando um projeto de vida espiritual fundamentado na contemplação e na ação apostólica. Esta abarcava a educação da juventude, a formação do clero e a pregação missionária numa ampla disponibilidade a serviço dos bispos. Em maio de 1812 esteve à beira da morte devido a uma doença grave. Sarou quase por milagre, mas a debilidade física provocada por esta enfermidade não o deixou mais até o fim da vida. Embora vivesse continuamente enfermo, deu exemplo de paciência heroica, entregando-se completamente nas mãos de Deus. Acamado e sofrendo terrivelmente, ainda assim foi conselheiro espiritual de muitas pessoas que o procuravam, entre as quais se destacam o Beato Carlos Steeb, os Servos de Deus Pe. Nicolau Mazza e Pe. Antonio Prôvolo; estes três dirigiam instituições e obras de caridade. Muitas outras pessoas vinham de longe para pedir seus conselhos. Nos últimos momentos de sua existência o enfermeiro perguntou-lhe: "Padre, o senhor precisa de alguma coisa?". "Preciso sofrer", respondeu.  Apesar dos sofrimentos e da doença, manteve sempre uma grande esperança cristã, por causa de sua fé em Cristo, Aquele que conserva no corpo ressuscitado os sinais da Paixão. Nutriu também grande devoção aos Santos Esposos, Maria e José, que são os padroeiros da Congregação Estigmatina. Faleceu santamente às 15.30 hs. do domingo dia 12 de junho de 1853.

Neste domingo dia 03 de junho a Comunidade do Benito Gama na qual o Santo São Gaspar Bertoni é Padroeiro se alegra com o começo dos novenários em preparação para a sua solenidade. A programação teve inicio com a procissão da Imagem saindo da Paróquia, percorrendo as ruas em direção ao salão comunitário, onde acontecerá as celebrações do novenário e a Santa Missa de encerramento no dia 12.



terça-feira, 5 de junho de 2012



Nesta quinta-feira, 07 de junho, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - O Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento; durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.