Caros internautas sejam bem vindos ao blog do GRUPO RENASCER da paróquia do Bom Jesus do Taquari. Neste espaço vocês podem acessar e acompanhar a caminhada deste grupo, conte também com textos formativos e informativos. Querendo, deixe seu comentario, criticas e sugestões. Sejam bem Vindos Sempre!

Que a paz do Senhor esteja sempre contigo.

Coordenação.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ENCONTRO SETOR JUVENTUDE


Nestes dias 21 e 22 de abril, no espaço centro Diocesano da Diocese de Livramento de Nossa Senhora reuniram-se vários jovens e lideranças de pastorais e movimentos de todas as Paróquias que compõem a Diocese, tendo a presença dos padres Renato, Samuel e José Aparecido, o atual coordenador da Pastoral da Juventude da diocese. Esse encontro teve como fundamento formar o Setor Juventude para assim facilitar os trabalhos com a pastoral e também preparar e organizar para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no ano de 2013 em Rio de Janeiro.








 Fotos extraida do blog "Taquariemfoco"

terça-feira, 17 de abril de 2012

SANTO EXPEDITO

19 de Abril
 Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Ele militar foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Diocleciano, que subira ao trono de Roma em 284.   A tradição apresenta Santo Expedito como sendo o chefe da 12ª Legião Romana, cognominada "Fulminante": nome dado em memória de uma façanha que se tornou célebre. Essa legião localizava-se em Melitene, sede de uma das províncias romanas da Armênia. Era formada em sua maioria por soldados cristãos, sendo sua função primordial defender as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos. Santo Expedito destacou-se no comando dessa legião por suas virtudes de cristão e de chefe ligado a sua religião, a seu dever, à ordem e à disciplina. Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, contudo, formou-se um folclore ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países inclusive no Brasil como o santo das causas urgentes.

SHOW


Olá meus amigos...                                                                                                                                       O Grupo de Jovens Renascer, em iniciativa cultural e religiosa, e também de reconhecimento e gratidão, estará promovendo no dia 12 de Maio aos pés da gruta do Senhor Bom Jesus, no Taquari, um Show com o cantor Padre Renato e sua Banda e logo após uma seresta com o Grupo Los Morenos. Venha com sua família para esse momento de lazer, traga e dê essa alegria a sua mãe.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

VIGÍLIA PASCAL


VIGILIA PASCAL

Depois do anoitecer, no Sabádo Santo, celebramos a liturgia mais importante do ano litúrgico: A Vigília Pascal. Celebramos a luz de Cristo que dissipa toda a treva, vence a morte e redime a humanidade. O Círio Pascal é a luz de Cristo ressuscitado no meio de nós. O canto da proclamação da Páscoa é como o rolar da pedra do sepulcro de Jesus—“Ele não esta aqui. Ressuscitou!”. Essa exultação é centrada na palavra de Deus, que nos trás a memória da história da salvação.






MISSA DO LAVA PÉS


Com a celebração da Ceia do Senhor ou como se tornou mais conhecida, as Missas do lava-pés têm diante dos olhos a antecipação feita por parte de Cristo, de todas as consequências do seu amor sem reservas pela humanidade. Tendo amado os seus que estavam no mundo, Jesus os amou até o fim! Esta imagem do Cristo que se abaixa para lavar os pés dos seus, deve evocar em nós, o desejo de humildade e de mansidão, de respeito aos outros e de não acepção de pessoas, pois com a mesma água e com o mesmo amor, Jesus lavou os pés de todos, desde o discípulo amado, até o traidor! Este ato litúrgico do lava-pés deve revelar o que trazemos no coração. E dentro do peito deve pulsar a certeza de que seguindo a Jesus, devemos estar a serviço aos outros e ao mundo, em defesa da vida em todos os seus momentos. O passo seguinte é se colocar à mesa com seus seguidores, esta será a última vez que Jesus terá o seu grupo reunido ao seu lado. Tomando o pão, deu graças, partiu-o e deu aos discípulos dizendo: “Tomai todos e comei, isto é meu corpo” Jesus “deu graças”, essa expressão, no idioma em que foi escrita é eukaristein, de onde deriva o termo eucaristia. A afirmação de que partiu o pão indica que todos comeram de um mesmo pão partilhado, significando a comunhão entre Cristo e a Igreja. A expressão “Isto é o meu corpo”, significa isto sou eu mesmo. Jesus é que alimenta a Igreja e dá vida a ela enquanto caminha rumo ao reino definitivo. O pão fracionado e entregue aos discípulos representa a totalidade da vida oferecida a Deus e à humanidade. A eucaristia que recebemos nos alimenta para o amor e para a vida.








quinta-feira, 5 de abril de 2012

PROCISSÃO DO ENCONTRO

Como é de tradição na quarta-feira da Semana Santa é realizada a procissão do encontro. Conforme o costume a imagem do Senhor dos Passos sai da Paróquia do Bom Jesus do Taquari e a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da frente do hospital.  As duas procissões se encontraram no centro da cidade e juntas seguiram para a Catedral. E esse ano não foi diferente; uma grande multidão de fieis acompanharam manifestando assim grande devoção a memória da caminhada de Jesus rumo ao monte calvário e a presença consoladora de Maria Santíssima  e para finalizar o Pe. Ademário fez o sermão do encontro e junto com o Pe. José Aparecido  deu a benção final.







 Fotos extraidas do Blog da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento

VIA SACRA LUMINOSA


No ano de 2010 o Padre Ademário teve uma excelente ideia que a cada ano cresce a participação dos fieis, com fé e organização a Via Sacra luminosa. Uma grande multidão saindo Da Paróquia do Bom Jesus do Taquari, Paróquia de Nossa Senhora do Livramento e da Comunidade da Estocada, concentrando a Capela de Nossa Senhora das Graças e saindo em caminhada rumo a Capelinha de Santo Antonio ambas, Comunidade de Passa Quatro.







Fotos extraidas do Blog da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento.

DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz. Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias. E incitada pelos sacerdotes e mestres da lei, exigiria de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que o condenasse à morte. Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, proclamamos dois evangelhos: o primeiro, que narra à entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte..